Fórum São Nuno - A Espiritualidade de Mestre Eckhart

Mestre Eckhart foi um dos mais fecundos pensadores da filosofia medieval e é considerado um grande expoente do neoplatonismo e do misticismo.

A divindade do ser humano. A filosofia de Eckhart enfatizava a divindade do ser humano. Frequentemente referia-se à conexão espiritual entre a alma do ser humano e Deus. Uma de suas frases mais famosas diz: «O Olho com o qual vejo Deus é o mesmo Olho com o qual Deus me vê. O meu olho e o olho de Deus são um olho, uma visão, um conhecimento e um amor.» Isto é uma reminiscência de Jesus Cristo dizendo «Eu e o meu Pai somos Um». Também foi usado para ilustrar como a filosofia de Eckhart estava em harmonia com o misticismo oriental que enfatiza a imanência de Deus.

Uma mente receptiva. Eckhart era considerado um místico porque ensinava a importância de deixar a mente quieta para ser receptiva à presença de Deus. «Para a mente quieta, todas as coisas são possíveis. O que é uma mente quieta? Uma mente quieta é aquela em que nada pesa, nada se preocupa, que, livre de amarras e de todo egoísmo, está totalmente imersa na vontade de Deus e morta para a sua própria vontade.»

Desprendimento. Eckhart também ensinou a importância do desapego. Como outros ensinamentos místicos, Eckhart acreditava que a responsabilidade de um buscador era separar a mente das distrações terrenas, tal como o desejo. «O desprendimento inabalável torna o ser humano à semelhança de Deus. (…) Estar cheio de coisas é estar vazio de Deus; estar vazio de coisas é estar cheio de Deus.»

A onipresença de Deus. Eckhart acreditava que Deus estava presente em todas as coisas vivas, embora diferenciasse entre o Deus Absoluto, que estava além de toda forma e a manifestação de Deus no mundo. «Encontraremos Deus em tudo igual, e encontraremos Deus sempre igual em tudo.»

Serviço altruísta. Embora Eckhart fosse um místico, ele também defendia o serviço altruísta no mundo para ajudar a superar a natureza egoísta do ser humano.

Os sermões de Mestre Eckhart pode ser lidos AQUI.

❓ De origem nobre, a vida de Mestre Eckhart teve um destino plebeu. Mesmo assim, os seus discípulos mantiveram viva a chama da verdadeira nobreza apontada por Eckhart, que é própria da alma, do intelecto e do ser humano livre e desprendido de todas as imagens. Só quando o ser humano reconhecer a presença d'Ele no fundo da alma, encontrando a semelhança com Ele na dessemelhança de si mesmo e de todas as criaturas, é que será possível experimentar a verdadeira nobreza e o fim da alteridade entre o deus absconditus e a sua obra-prima da criação. São Nuno alcançou a verdadeira nobreza?



Início » A Espiritualidade de Mestre Eckhart

Comentários

Mensagens populares no Fórum

Fórum São Nuno - Assuntos Gerais

Fórum São Nuno - A Vida de São Nuno

Fórum São Nuno - A Demanda do Santo Graal em São Nuno